Volume 13 – Nº 2 – 2016
SUMÁRIO
1-Cidades sustentáveis e as condições que as qualificam: análise dos casos de Curitiba e Reykjavík. – Jonas Leandro Biotto, Melissa Bellan e Leo Teodoro Gurnhak
2-Plano diretor em cidades pequenas o plano diretor de cordeirópolis e suas propostas. – Ângela Beatriz Basso, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
3-O início da sustentabilidade urbana, bairros sustentáveis. – Rita C. S.Pereira, Melissa Bellan e Leo Teodoro Gurnhak
4-Reflexões sobre sustentabilidade: produto ou filosofia. – Célia Regina M. S. Guidotti, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
5-Sistema de fossa séptica biodigestora. – Antonio Carlos Pires de Moraes, Melissa Bellan e Leo Teodoro Gurnhak
6-A arte como eixo para o processo de ensino na educação infantil. – Natália Ventura Barboza, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak, Adilson Luiz Ré e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
7-A disciplina de arte na educação infantil x educação fundamental. – Ana Maria Cioffi, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak, Adilson Luiz Ré e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
8-A importância do uso da arte na educação infantil: uma revisão da literatura. – Josiane Andrea Medeiros, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak, Adilson Luiz Ré e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
9-A tecnologia no contexto da educação superior. – Andreia Coutinho Saito, Sebastião Donizeti Bazon, Cintia Borges Ribeiro, Melissa Bellan e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
10-A utilizacão da arte como método: por uma educação de qualidade. – Luciane Ap. dos S. C. de Carvalho, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak, Adilson Luiz Ré e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
11-Brincar: um campo de invenções ilimitadas. – Vania Regina Maia, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak, Adilson Luiz Ré e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
12-Os desafios e processos que o psicopedagogo enfrenta nas escolas do ensino fundamental. – Eliana Aparecida Trevisan Tostes, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
13- Planejamento curricular na disciplina de arte no ensino fundamental da escola pública. – Luciana Cristina Costa Finardi, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak, Adilson Luiz Ré e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
14- Semiótica do espaço urbano. – Cíntia Borges Ribeiro, Melissa Bellan e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
15- O papel do professor/tutor na EAD. – Adilson Luiz Ré, Robson Jovetta, Melissa Bellan, Leo Teodoro Gurnhak e Vera Lúcia Massoni Xavier da Silva
16- A aplicação da ferramenta BCG e análise das cinco forças competitivas de Porter em uma instituição de ensino superior (IES) na região metropolitana de Campinas – Daniel Paulo Ortolan, Débora Legaspe, Flávio Nunes de Almeida Neto, Mônica Aquino e Christiano França da Cunha
17 – A avaliação como ferramenta facilitadora para a aprendizagem – Thiago T. Garcia, Sebastião D. Bazon, Wlamir José Pascoalino e José A. Ortolan
18 – Referências para a função de gestor na educação a distância – Thiago T. Garcia, Wlamir José Pascoalino, Sebastião D. Bazon e José A. Ortolan
19 – O trabalho docente e as relações étnico-raciais – Marcelo de Souza Loureiro, Thiago T. Garcia, Wlamir José Pascoalino, José A. Ortolan e Sebastião D. Bazon
20 – Aspectos raciais nas leis educacionais – reflexões sobre a LDB e a lei 10.639 –Thiago T. Garcia, Wlamir José Pascoalino, Sebastião D. Bazon e José A. Ortolan
21 – O domínio ortográfico na consolidação do sistema de escrita –Thiago T. Garcia, Sebastião D. Bazon, Wlamir José Pascoalino e José A. Ortolan